O tratamento adequado requer uma abordagem multidisciplinar combinando as terapias medicamentosas e não medicamentosas. O objetivo do tratamento da fibromialgia é o controle da dor e dos múltiplos sintomas associados, e, com isso, melhorar a qualidade de vida e a função dos pacientes.
Os exercícios físicos são a intervenção não medicamentosa mais importante no tratamento da fibromialgia. Há forte evidência de que o exercício aeróbio supervisionado é benéfico em reduzir dor, número de pontos dolorosos, melhora da qualidade de vida, da função e capacidade funcional, depressão, ansiedade e outros aspectos psicológicos. Nos casos em que a atividade aeróbia não seja a preferência do paciente ou que haja contraindicação para esta modalidade, os exercícios de fortalecimento e de alongamento são seguros, bem tolerados e podem ser prescritos na fibromialgia. O condicionamento aeróbio é superior ao alongamento, já o treino de força é tão eficiente quanto o condicionamento. O treino de força é partcularmente interessante, pois induz menos fadiga e pode melhorar a capacidade muscular para tolerar um treino aeróbio mais vigoroso. Os pacientes com fibromialgia parecem necessitar de um período maior e mais esforço pessoal para adaptação a um programa de exercício, por isso a progressão da carga deve ser mais lenta que o habitual. Alguns pacientes podem até piorar nas primeiras 8 semanas.
A terapia cognitivo comportamental (TCC) é um recurso útil no tratamento da fibromialgia. A TCC é uma técnica focada na modificação de padrões cognitivos, comportamentais e emocionais. Padrões cognitivos disadaptativos que dificultam a melhora da dor e qualidade de vida do paciente são identificados na reestruturação cognitiva com o objetivo de aumentar a habilidade de lidar com a condição dolorosa crônica e acelerar a melhora clínica.
Embora existam na literatura diversos trabalhos sobre o uso de acupuntura, quiropatia, massagem e terapias alternativas na abordagem terapêutica da fibromialgia, os resultados são conflitantes, por deficiência no delinemento dos estudos.
Os medicamentos recomendados para tratamento da fibromialgia são: amitriptilina, ciclobenzaprina, fluoxetina, gabapentina, pregabalina, duloxetina, tramadol.
Não há cura para fibromialgia. Com o uso adequado de tratamento farmacológico e não farmacológico a maioria dos pacientes consegue um controle adequado dos seus sintomas, melhorando significativamente a sua qualidade de vida.
Fonte: Heymman RE et al. Dores musculoesqueléticas localizadas e difusas. Planmark editora, 2010, Sao Paulo.