Reumato Clínica

terça-feira, 9 de outubro de 2012

O que é Osteoartrite?
Não faz muito tempo, no meio médico essa doença poderia ser chamada de artrose, osteoartrite ou osteoartrose. Atualmente, o nome técnico para essa doença, padronizado mundialmente,
é Osteoartrite.  A Osteoartrite é um processo de alteração da junta que tem múltiplas causas e apresenta inflamação, que não é muito intensa, mas contribui para os sintomas que a pessoa apresenta e também para a deterioração da articulação acometida.  A maioria dos pacientes acometidos por Osteoartrite tem acima de 50 anos de idade.  


Como exemplo de Osteoartrite, temos:
– Osteoartrite das mãos: são alterações nas
juntas dos dedos, muitas vezes doendo
mais pela manhã, ao acordar, além de apresentar
inchaço e deformidades, com desvio dos dedos;
– Osteoartrite da coluna: aqui temos como
forma muito comum os “bicos-de-papagaio”.
São mais comuns nas regiões cervical (pescoço)
e lombar, que são as de maior mobilidade da
coluna;
– Osteoartrite dos joelhos e do quadril: são
uma forma muito comum, principalmente em joelhos,
causando muita dor, crepitação (estalos),
deformidades, inchaço e são causa importante
de dificuldade para locomoção.


O que causa a Osteoartrite?
Boa parte dos ossos é revestida por um material claro, relativamente translúcido, que não tem nervos nem vasos sanguíneos (portanto não dóinem sangra), chamado cartilagem. Essa cartilagem, que participa no amortecimento dos impactos durante os movimentos, sofre um processo de destruição durante a Osteoartrite. Assim, o osso que fica logo abaixo dessa cartilagem enfrenta aumento de pressão e também se deteriora. Da mesma forma, os tendões, músculos e ligamentos que envolvem a junta são afetados quando
existe Osteoartrite. Diferentemente da cartilagem, o osso que fica abaixo dela é rico em nervos e sangue e as
estruturas como tendões, músculos e ligamentos têm muitas terminações nervosas. Logo, as dores que as pessoas apresentam podem originar-se no osso que fica abaixo da cartilagem ou nas outras estruturas que têm nervos. Mas o mais provável é que a dor seja resultado de problemas no conjunto de todos esses tecidos. Isso explica, pelo menos em parte, porque há pessoas com muitas alterações na radiografia das juntas causadas por Osteoartrite sem apresentar muitos sintomas e o contrário também é possível. Ou seja, muitos sintomas, com pouca alteração nos exames de imagem.


Lembretes:
1- a obesidade não é causa da Osteoartrite, mas as pessoas mais pesadas não só têm mais risco de ter a doença como de ter Osteoartrite mais grave.
2- a idade avançada não é a causa da Osteoartrite, mas quanto mais idoso, mais obeso e sedentário, mais risco de manifestar Osteoartrite ou pelo menos de sofrer por causa de Osteoartrite.
3- Pessoas que fazem esforço físico com carga excessiva (p.ex.: subir e descer escadas, carregar peso nas costas ou na cabeça), mas também atletas, que usam e desgastam algumas juntas, podem desenvolver Osteoartrite mais cedo. Por exemplo: jogadores de futebol, mesmo os chamados popularmente de “peladeiros”, têm mais risco de ter Osteoartrite nos joelhos.


Quais os sintomas da Osteoartrite?
Além da dor, inchaço nas juntas, geralmente causado pela inflamação que ocorre na Osteoartrite. Barulho e crepitação também podem ocorrer nas juntas, além de deformidades, com desvio do eixo dos ossos.

Como se diagnostica a Osteoartrite?
Em geral, uma boa história clínica e uma simples radiografia fecham o diagnóstico. A Osteoartrite não provoca alterações nos exames laboratoriais de rotina. Talvez por isso, as pessoas costumem dizer que esse é um dos “reumatismos que não é no sangue”.
Relembrando:
1 – O diagnóstico da Osteoartrite é clínico, podendo ser reforçado por imagens;
2 – O valor das imagens não é absoluto para definir a causa dos sintomas (dor) que o paciente apresenta;
3 – Os achados clínicos, e não apenas os de imagem, é que definem a melhor conduta para o tratamento da Osteoartrite.


Fonte: Cartilha Osteoartrite da SBR, Comissão de Osteoartrite da Sociedade Brasileira
de Reumatologia 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário